'Lula é símbolo de coragem', diz líder antissistema italiano

Beppe Grillo fundou o M5S, maior partido do país europeu

Lula cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Lula cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro (foto: ANSA)
20:38, 13 SetROMA ZLR

(ANSA) - O fundador do partido antissistema italiano Movimento 5 Estrelas (M5S), Beppe Grillo, publicou nesta quinta-feira (13) um apelo do vencedor do Nobel da Paz Adolfo Maria Pérez Esquivel em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, afirmou que o que acontece no Brasil "vai contra qualquer liberdade e princípio democrático", em referência à prisão do líder petista por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, que o tirou da corrida presidencial de 2018.

"Adolfo Maria Pérez Esquivel é um pacifista argentino, vencedor do prêmio Nobel da Paz em 1980 pelas denúncias contra os abusos da ditadura militar argentina nos anos 1970. Ele encontrou na prisão Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, símbolo de coragem e honestidade, preso sem que tenham sido encontradas provas contra ele", escreveu Grillo.

No apelo, divulgado em 8 de setembro, Esquivel pede ao povo e ao governo italiano que se pronunciem em defesa de Lula e contra o "golpe de Estado" que depôs Dilma Rousseff. "Lula é um inocente na cadeia, e o objetivo é impedi-lo de ser candidato a presidente", escreveu o argentino.

Em abril passado, Grillo já havia afirmado que o petista é alvo de "perseguição" e dito que "Lula vale a luta". Comediante de carreira, ele fundou o maior movimento antissistema da Europa e que se tornaria também o partido mais votado da Itália.

Atualmente, o M5S governa o país em aliança com a ultranacionalista Liga, cujo líder, o ministro do Interior Matteo Salvini, elogiou a prisão de Lula como um sinal de "liberdade e mudança" e, mais recentemente, demonstrou apoio a Jair Bolsonaro.

Grillo se afastou do dia a dia do Movimento 5 Estrelas, liderado hoje pelo ministro do Trabalho Luigi Di Maio, mas continua sendo seu "garantidor" e principal rosto. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA