Battisti obteve asilo por motivações partidárias, diz Moro

Ex-juiz disse que extradição do italiano é 'acertada'

Battisti obteve asilo por motivações partidárias, diz Moro
Battisti obteve asilo por motivações partidárias, diz Moro (foto: EPA)
18:00, 17 DezSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - O ex-juiz federal e futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou nesta segunda-feira (17) que o asilo concedido ao italiano Cesare Battisti em 2010, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se deu por motivações político-partidárias.
   

"Os países têm que cooperar entre eles contra a criminalidade.Battisti foi condenado e não cabe ao Brasil ficar avaliando ou não o mérito da condenação. O asilo foi concedido por motivações político-partidárias e em boa hora isso foi revisto", afirmou.
   

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição.
   

Na ocasião, o futuro ministro ainda afirmou que a decisão do presidente Michel Temer de assinar o decreto para extraditar o ex-guerrilheiro condenado à prisão perpétua na Itália foi totalmente "acertada".

"Não se pode tratar a cooperação jurídica internacional por critérios político-partidários, a decisão é acertada. Lamentavelmente essa pessoa se encontra foragida", finalizou.
   

Battisti teve a prisão decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux na última quinta-feira (13). Ele está foragido e a Polícia Federal tem realizado operações de busca para encontrá-lo.

Secretária Nacional de Justiça 

Durante a entrevista, Moro também anunciou a subprocuradora-geral da República Maria Hilda Marsiaj Pinto para chefiar a Secretaria Nacional de Justiça. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA