STF deve julgar hoje pedido de liberdade de Lula

Tema será analisado pela Segunda Turma do Supremo

STF deve julgar hoje pedido de liberdade de Lula
STF deve julgar hoje pedido de liberdade de Lula (foto: ANSA)
10:10, 11 JunSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta terça-feira (11) um recurso de habeas corpus da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba e condenado no âmbito da Operação Lava Jato.

A votação ocorre dois dias depois de vir à tona um escândalo envolvendo o juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro. O site "The Intercept Brasil" vazou supostas mensagens trocadas por Moro e pelo coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, nas quais o magistrado daria orientações às investigações.

O site afirmou que recebeu o conteúdo de fonte anônima. Mas, na semana passada, o celular de Moro foi hackeado e seu aplicativo de mensagens Telegram chegou a ser acessado pelo invasor. O pedido de liberdade de Lula foi incluído na pauta do STF na noite de ontem (10), após o ministro Gilmar Mendes liberá-lo para julgamento. A sessão da Segunda Tuma do STF, que analisará o tema, está marcada para começar às 9h30.

A análise do recurso da defesa de Lula começou a ser discutido em abril, em plenário virtual, mas um pedido de vista de Mendes interrompeu o julgamento. A Segunda Turma do STF é formada pelos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Edson Fachin. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en