Bolsonaro diz que Trump desistiu de sobretaxar aço e alumínio do Brasil

Presidente conversou com americano durante 15 minutos

Bolsonaro diz que Trump desistiu de sobretaxar aço do Brasil
Bolsonaro diz que Trump desistiu de sobretaxar aço do Brasil (foto: EPA)
20:11, 20 DezSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira (20) que seu homólogo americano, Donald Trump, desistiu de sobretaxar o aço e o alumínio do Brasil.

"Minha equipe fez contato com a equipe do governo do senhor Donald Trump. E fomos conduzindo a conversa o que seria melhor sobre a sobretaxação do aço e do alumínio", afirmou durante transmissão ao vivo no Facebook.

A decisão foi revelada depois que Bolsonaro conversou, por telefone, com Trump durante 15 minutos. "Entendi o que ele queria, e dei meus argumentos. Ele se convenceu e decidiu dizer a todos nós brasileiros que nosso aço e alumínio não serão sobretaxados".

"Dessa forma, nossa política continua sendo a melhor força possível, porque há muito o Brasil vinha se afastando dos Estados Unidos", acrescentou o presidente brasileiro, que estava acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do assessor especial de Relações Exteriores, Filipe Martins.

Segundo Bolsonaro, "os Estados Unidos são grandes parceiros" de seu governo e "a amizade pessoal, a simpatia" que ambos têm um pelo outro "continuam mais fortalecidas ainda".

Em sua conta no Twitter, Trump chegou a confirmar que recebeu a ligação de Bolsonaro, mas não deu detalhes sobre a taxação. "Acabei de ter uma ótima ligação com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Discutimos inúmeros temas, incluindo negócios. A relação entre os Estados Unidos e o Brasil nunca esteve tão fortalecida".

A imposição de taxa sobre o aço e o alumínio do Brasil havia sido anunciada pelo republicano no início de deste mês. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA