Em novo ataque, Bolsonaro diz que jornalistas são ‘espécie em extinção’

Presidente afirmou que irá vincular imprensa ao Ibama

Em novo ataque, Bolsonaro diz que jornalistas são ‘espécie em extinção’
Em novo ataque, Bolsonaro diz que jornalistas são ‘espécie em extinção’ (foto: ANSA)
15:01, 07 JanSÃO PAULO ZCC

(ANSA) - O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (6) que os jornalistas brasileiros são uma "raça em extinção", em mais um ataque contra a imprensa. A declaração foi dada enquanto o mandatário conversava com eleitores e jornalistas na entrada do Palácio da Alvorada.

"Quem não lê jornal não está informado. E quem lê está desinformado. Tem de mudar isso. Vocês são uma espécie em extinção. Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente]. Vocês são uma raça em extinção", disse.

Bolsonaro afirmou que cada vez menos os cidadãos confiam na imprensa e ressaltou que ler jornais diariamente resulta em desinformação, além de envenenar.

"Cada vez mais gente não confia em vocês. E eu quero que vocês sejam, realmente, uma força no Brasil. É importante a informação, e não a desinformação ou o fake news. Perguntar aqui, por exemplo, eu cancelei todos os jornais no Planalto, todos, todos, não recebo mais nem jornal, nem revista. Quem quiser, que vá comprar. Porque envenena a gente ler jornal, a gente fica envenenado", acrescentou.

Após a entrevista, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou uma nota na qual considerou a declaração "estapafúrdia" e ressaltou que enquanto a informação for uma "necessidade vital nas sociedades modernas", o jornalismo existirá.

"E, com certeza, sobreviverá por mais tempo do que políticos inimigos da democracia, que, estes sim, tendem a ser engolidos pela história", finalizou o comunicado. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA