Assim como a Terra, Plutão possui céu azulado

Sonda New Horizons enviou novos dados sobre o planeta anão

Céu azulado de Plutão dá indícios sobre a composição de sua atmosfera
Céu azulado de Plutão dá indícios sobre a composição de sua atmosfera (foto: NASA/JHUAPL/SwRI)
16:24, 08 OutROMA ZLR

(ANSA) - Assim como na Terra, o céu de Plutão é azul. É o que revelam os novos dados enviados à Nasa pela sonda New Horizons - a primeira na história a alcançar o planeta anão -, que contrariam a impressão inicial de que o horizonte do astro era dominado por uma névoa acinzentada.
    "Quem poderia esperar encontrar um céu azul no Cinturão de Kuiper?", afirmou o cientista responsável pela missão, Alan Stern, referindo-se à região onde estão os corpos mais antigos do sistema solar.
    Além da surpresa, a importância de um horizonte azulado se dá pelo fato de que ele pode dizer muita coisa sobre a composição da atmosfera de Plutão. "Um céu azul é sempre o resultado da dispersão de minúsculas partículas de parte da luz solar", observou Carly Howett, pesquisadora do Southwest Research Institute, de Boulder, nos Estados Unidos.
    "Na Terra, essas partículas são pequenas moléculas de nitrogênio. Em Plutão, elas parecem ser um pouco maiores", acrescentou. Outros dados da New Horizons também permitiram a identificação de traços de água congelada na superfície do astro. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA