Sonda Juno chega a Júpiter após 5 anos de lançamento

Sonda ajudará cientistas a descobrirem como planeta se formou

Sonda Juno chega a Júpiter na madrugada de 4 a 5 de julho deste ano (foto: EPA)
12:31, 05 JulSÃO PAULO ZAR

(ANSA) - Após 5 anos percorrendo mais de três bilhões de quilômetros pelo Sistema Solar, a sonda Juno entrou com sucesso na órbita de Júpiter, o maior planeta deste sistema, na madrugada desta terça-feira (05), confirmou a Nasa.

 

O sinal transmitido pela Juno foi recebido às 00h53 pelos cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

 

A missão da sonda, que tem seu nome inspirado no da esposa do poderoso deus Júpiter, chamada Juno, começou no dia 5 de agosto de 2011 e será finalizada até fevereiro de 2018.

 

 

É a segunda vez que um equipamento do gênero passa perto do astro. A primeira aconteceu em 1995 com a sonda Galileo. No entanto, desta vez a sonda estará mais próxima do planeta até que suas luas (Europa, Io, Ganimedes e Calisto).

 

A partir da sua aproximação, a sonda irá explorar a atmosfera de Júpiter e tentar descobrir alguns dos seus mistérios. Juno estará "imersa" no gigantesco campo magnético do planeta e poderá oferecer informações de volta para a Terra de como a gasosa superfície de Júpiter se comporta e do que é formada, além de hélio e hidrogênio, elementos que já se sabem que fazem parte da sua composição.

 

Outro objetivo da missão é buscar sinais de hidrogênio e de oxigênio, que juntos formam a água, o que pode servir para se criar uma estimativa de quando e onde do Sistema Solar o planeta se criou.

 

À bordo da Juno, além dos seus instrumentos científicos, também estão uma placa com o retrato e uma assinatura de Galileu Galilei, um texto escrito pelo italiano que descreve a descoberta feito por ele das quatro luas do planeta e três miniaturas feitas de Lego de Galileu e dos deuses Júpiter e Juno. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA