Facebook lança nova ferramenta para prevenir suicídios

Desta vez, será possível denunciar vídeos ao vivo

Facebook dá mais um passo no apoio à luta pelo fim do suicídio
Facebook dá mais um passo no apoio à luta pelo fim do suicídio (foto: EPA)
12:05, 03 MarROMA ZBF

(ANSA) - O Facebook usará inteligência artificial para prevenir suicídios. A plataforma, que há muito tempo colabora com associações que trabalham na causa, introduziu um novo instrumento para reconhecer postagens de pessoas que demonstram sinais de alerta e tendência a tirar a própria vida.

O sistema se aplicará aos vídeos ao vivo, o Facebook Live, e a seu serviço de bate-papo Messenger. Quem assistir a um vídeo de alguém com intenções de suicídio poderá entrar em contato com o autor dele e enviar alertas. Ao mesmo tempo, o usuário em perigo terá opções mais visíveis para pedir ajuda a amigos e a profissionais. O site também disponibilizará uma linha de ajuda para quem denunciar o vídeo.

Segundo Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, o suicídio é a segunda principal causa de morte para jovens entre 15 e 29 anos de idade no mundo. "Previnir o suicídio é complicado, mas os especialistas dizem que uma das melhores maneiras para ajudar quem está em perigo é fazer essa pessoa sentir que há pessoas que se importam com ela", explica.

A iniciativa é um passo a mais no combate à prática. No mês de junho do ano passado, a rede social já tinha disponibilizado uma opção que permite aos usuários colocarem um sinal de alerta em postagens de amigos que poderiam estar em risco. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA