Astronautas da Nasa concluem caminhada espacial de emergência

Computador da estação apresentou problemas no último sábado (20)

Astronautas da Nasa concluem caminhada espacial de emergência
Astronautas da Nasa concluem caminhada espacial de emergência (foto: EPA)
20:46, 23 MaiROMA ZCC

(ANSA) - Dois astronautas membros da 51ª Expedição à Estação Espacial Internacional realizaram nesta terça-feira (23) uma caminhada espacial de emergência para reparar um computador que apresentou falhas no último sábado (20), segundo informou a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa).
   

A ação durou aproximadamente duas horas e 46 minutos e foi organizada pela atual comandante da estação, Peggy Whitson, e o engenheiro de voo, Jack Fischer. Enquanto Whitson trocou as peças com defeitos do aparelho, Fischer instalou novas antenas na estação, com o objetivo de melhorar a comunicação por internet sem fio nas próximas missões.
   

Desde o último fim de semana, a estação espacial estava dependente de um sistema de backup porque um dos dois sistemas que operam radiadores, painéis solares, refrigeração e outras máquinas parou de funcionar. A causa da falha ainda é desconhecida.
   

O local é ocupado por uma tripulação rotativa e serve como um laboratório de pesquisa para biologia, ciência de materiais e experimentos de física, além de servir para observações astronômicas e sensoriamento remoto da Terra.

De acordo com a Nasa, a tripulação, composta por cinco membros dos Estados Unidos, França e Rússia, não esteve em perigo em nenhum momento.

A missão é a décima caminhada espacial de Whitson, considerada a primeira mulher a comandar a estação. Com esta ação, segundo informou a Nasa, os dois astronautas totalizaram 1.250 horas e 41 minutos trabalhando fora do laboratório em órbita para mantê-lo em funcionamento.
   

A Estação Espacial Internacional é operada por 15 países, voa a cerca de 400 quilômetros da Terra. A última caminhada de emergência foi realizada em dezembro de 2015. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA