Pela 5ª vez, Milão é eleita a cidade mais smart da Itália

As smart cities têm maior qualidade de vida e desenvolvimento

Pela 5ª vez, Milão é eleita a cidade mais smart da Itália (foto: Ansa)
13:30, 18 OutMILÃO ZBF

(ANSA) - Milão foi eleita a cidade mais inteligente da Itália pelo quinto ano consecutivo, segundo o relatório anual "ICity Rate 2018", apresentado nesta quarta-feira (17) em Florença.

Depois da capital da moda, completam o top 10 Florença, Bolonha, Trento, Bergamo, Turim, Veneza, Parma, Pisa e Reggio Emilia. Com piores resultados, aparecem as cidades do Mezzogiorno, região sul italiana.

A União Europeia definiu as "smart cities" como sistemas que melhoram a qualidade de vida das pessoas, através da interação de serviços, energia, materiais, que usem soluções tecnológicas para um desenvolvimento sustentável.

O relatório ilustra justamente a situação das cidades italianas nesse percurso para se tornarem "smart". O estudo analisou 15 dimensões urbanas em âmbito nacional e internacional, chegando a 107 indicadores, que incluem níveis de emprego, inovação, transformação digital, inclusão social, mobilidade sustentável e verde urbano.

"Do relatório ICity Rate 2018 aparece o quão crucial é o papel do capital humano para determinar o posicionamento das cidades", afirmou Gianni Dominici, diretor geral da FPA, que conduziu a pesquisa.

Segundo ele, a sustentabilidade é um objetivo ainda distante para as cidades italianas, com dificuldade na gestão e conservação do ar, da água, e do lixo. "As cidades líderes devem se empenhar mais nessas questões", disse. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA