Pisa tem 1º doutorado italiano dedicado à Indústria 4.0

Curso une tecnologia da informação à produção industrial

Pisa tem 1º doutorado italiano dedicado à Indústria 4.0
Pisa tem 1º doutorado italiano dedicado à Indústria 4.0 (foto: EPA)
12:08, 05 DezPISA ZBF

(ANSA) - A cidade de Pisa terá o 1º doutorado italiano inteiramente dedicado à Indústria 4.0, que une tecnologias para automação e troca de dados nos processos de produção. Financiado pela região da Toscana e conduzido conjuntamente pelas universidades de Pisa, Florença e Siena, o curso vai formar profissionais que possam guiar a inovação tecnológica nos processos industriais.

A Universidade de Pisa informou, em nota, que a primeira turma de alunos é composta por 12 pessoas, sendo dois são estrangeiros e três são mulheres. "Queremos transmitir os conhecimentos necessários para resolver problemas complexos usando tecnologias inovadoras, com uma abordagem criativa e multidisciplinar", explica Andrea Caiti, coordenador do doutorado e docente do departamento de Engenharia da Informação na Universidade de Pisa.

"Os estudantes devem, então, se formar em diversos campos, como informática, matemática, engenharia industrial e da informação", ressaltou. Por isso, o doutorado será conduzido de modo conjunto por três universidades diferentes, que colocarão as suas competências próprias em comum.

O percurso de formação durará três anos e terá entre os seus pontos fortes a obrigação de conduzir parte da pesquisa em laboratórios de empresas, ou em laboratórios mistos de universidade-empresa.

"Um percurso que necessita de um confronto contínuo com o mundo industrial, em particular o regional, para manter um alinhamento entre a oferta de pesquisa e a exigência do sistema produtivo territorial", afirmou Caiti. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en