FB e Twitter excluem contas falsas de Irã, Rússia e Venezuela

Perfis tinham objetivo de impulsionar informações mentirosas

FB e Twitter excluem contas falsas de Irã, Rússia e Venezuela
FB e Twitter excluem contas falsas de Irã, Rússia e Venezuela (foto: EPA)
20:29, 01 FevROMA ZCC

(ANSA) - O Facebook e o Twitter anunciaram nesta quinta-feira (31) a remoção de milhares de contas falsas que fariam parte de uma rede ligada à Rússia, Irã e Venezuela para impulsionar informações mentirosas nas redes sociais.

De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, foram eliminados 783 perfis, grupos e contas originados no Irã, que tinham como objetivo alcançar usuários no Oriente Médio, Europa e Ásia.
   

Em comunicado, o diretor de cibersegurança do Facebook, Nathaniel Gleicher, informou que as páginas foram removidas com base no comportamento delas, não no conteúdo publicado. Cerca de 2 milhões de usuários da rede seguiam ao menos uma das contas excluídas.

Os perfis compartilhavam conteúdo retirado da imprensa estatal iraniana.

Embora a companhia de Zuckerberg não tenha especificado o motivo da operação, a companhia de pesquisa digital Atlantic Council, que analisou as contas, informou que a suspeita é de que os perfis publicaram conteúdo favorável ao regime de Teerão e contra o Ocidente e vizinhos regionais, como a Arábia Saudita e Israel.
   

A maioria das contas estava ativa desde 2010. Ao longo desses anos, elas obtiveram aproximadamente dois milhões de seguidores no Facebook e mais de 250 mil no Instagram.
   

O Twitter, por sua vez, eliminou milhares de contas ligadas à Venezuela, Rússia e Irã responsáveis de compartilharem conteúdos para influencia a política dos Estados Unidos e de seus próprios países.

Desde o ano passado, as redes sociais estão defendendo seus esforços para identificar e excluir contas falsas após o escândalo de vazamento de dados. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA