China quer construir estação de pesquisa no polo sul da Lua

Governo planeja realizar exploração lunar tripulada em 10 anos

China quer construir estação de pesquisa no polo sul da Lua
China quer construir estação de pesquisa no polo sul da Lua (foto: Ansa)
18:08, 24 AbrPEQUIM ZCC

(ANSA) - O governo chinês anunciou nesta quarta-feira (24) que planeja construir uma estação de pesquisa científica no polo sul da Lua e quer realizar uma exploração lunar tripulada em cerca de 10 anos.

"A China tem a ambição de construir uma estação científica em regiões do polo sul da Lua e realizar missões lunares tripuladas em 10 anos", disse Xhang Kejian, diretor da Administração Espacial Nacional da China.

A declaração foi dada em Changsha, capital da província de Hunan , durante discurso na cerimônia de abertura do "Dia Nacional do Espaço", celebrado no país nesta quarta.

Zhang informou que a China vai lançar a sonda lunar "Chang'e-5" para recolher amostras de terra da superfície lunar e trazê-las de volta à Terra até o final de 2019.

De acordo com ele, Shaoshan, a cidade natal do falecido líder chinês Mao Zedong, será um dos centros de armazenamento permanente de amostras lunares.

Além disso, o diretor da Administração Espacial Nacional afirmou que a China planeja lançar sua primeira sonda para explorar Marte em 2020.

O governo chinês está ativo na exploração do espaço desde 24 de abril de 1970, quando o foguete Longa Marcha-1 colocou em órbita o primeiro satélite do país, o Dongfanghong-1.

Desde 2016, a China escolheu o dia 24 de abril como o Dia Nacional do Espaço. O tema da atividade deste ano é "realizar sonhos espaciais para uma cooperação vantajosa para todos".

No início deste ano, a China surpreendeu ao pousar a sonda espacial Chang'e 4 no lado oculto da Lua - a parte do satélite que não é visível da Terra. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA