Italiano assume comando da Estação Espacial Internacional

Luca Parmitano é o 1º do seu país que exercerá a função

Italiano assume comando da Estação Espacial Internacional
Italiano assume comando da Estação Espacial Internacional (foto: EPA)
10:57, 02 OutROMA ZRS

(ANSA) - O astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), Luca Parmitano, assumiu nesta quarta-feira (2) o comando da Estação Espacial Internacional (ISS), tornando-se o primeiro italiano e o terceiro europeu a exercer o papel.

A cerimônia de transição foi realizada a bordo de uma estação orbital, com nove astronautas a bordo.

O comandante russo Aleksei Ovchinin e outros três astrounautas deixarão a Estação Espacial nesta quinta-feira (3) a bordo da nave Soyuz. Com isso, a Expedição 61 e a segunda parte da missão European Beyond começarão oficialmente.

O primeiro europeu que assumiu a função foi o belga Frank De Winne, em 2009, e foi seguido pelo alemão Alexander Gerst, em 2018. Parmitano ficará no cargo até fevereiro de 2020, quando termina sua estadia no Espaço e poderá retornar à Terra após cerca de sete meses.

"Meus parabéns para Luca Parmitano, que hoje assume o comando da ISS. É o primeiro italiano a ocupar essa importante posição e confirma que a Itália sempre esteve na vanguarda do setor espacial", escreveu o ministro da Defesa da Itália, Lorenzo Guerini.

Parmitano deverá supervisionar o treinamento e verificar se todos os requisitos e a preparação dos outros astronautas atendem às características exigidas. No Espaço, o italiano tem a missão de manter o grupo unido e supervisionar as operações da ISS.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA