Especialistas dão conselhos para entrar em forma após festas

Período de fim de ano costuma trazer alguns quilos a mais

Treine com um amigo, assim os exercícios serão mais divertidos e estimulantes
Treine com um amigo, assim os exercícios serão mais divertidos e estimulantes (foto: Ansa)
19:19, 03 JanROMA ZLR

(ANSA) - As festas de fim de ano acabaram e deixaram de lembrança alguns quilos a mais. Mas pensando pelo lado positivo, a chegada de um novo ano é a ocasião perfeita para realizar novas metas, como começar a praticar exercício.

Na Itália, cerca de 60% da população não faz atividades físicas regularmente, e somente um em cada três cidadãos pode ser considerado "ativo". A pesquisa, realizada pelo instituto Passi (Progressos das Empresas Sanitárias para a Saúde na Itália), ainda revelou que 35,2% da população é parcialmente ativa (que pratica algum esporte ou exercício periodicamente), e 32% é sedentária.

Entre os adultos, esse percentual passa de 50%. Por isso, especialistas da Associação Fitness Industry listaram 10 conselhos para praticar exercícios físicos:

1) Objetivos

Estabeleça tempos breves e objetivos alcançáveis.
É sempre mais satisfatório atingir a meta, ainda que seja fácil, do que não atingi-la. Dizer a seus amigos e sua família quais são seus objetivos é um bom modo de manter a motivação e focar no desempenho.

2) Amigos

Treine com um amigo, assim os exercícios serão mais divertidos e estimulantes.  

3) Tênis

Invista nos sapatos adequados para a atividade física. É o equipamento mais importante de quase todos os esportes, já que são os pés que suportam todo o peso e os esforços do corpo. Por isso, um bom par de tênis é essencial para evitar contusões.

4) Hidratação

Beba grandes quantidades de água. Durante o treinamento, o corpo sua e se desidrata, por isso é importante repor os líquidos perdidos durante e depois dos exercícios físicos.

5) Diversão

Escolha uma modalidade que considere agradável. Existem inúmeras atividades: musculação, dança, natação, futebol, tênis, etc. Se divertir durante o treino é uma motivação para continuar.

6) Diário

Anote todos os treinos em uma agenda e organize os exercícios da semana com antecedência. Isso ajuda a trabalhar os músculos de forma mais equilibrada.

7) Realidade

Seja realista. Não tente fazer muito e de uma só vez. As atividades físicas devem ser evoluídas gradualmente.

8) Profissionais

Procure um profissional da área. Assim será possível verificar os progressos e aperfeiçoar os exercícios.

9) Prêmios

Conceda prêmios a si mesmo quando alcançar resultados esperados.

10) Fidelidade

Não desista. Algumas vezes o treino pode ser cansativo, mas tenha em mente seus objetivos e lembre-se sempre do bem que o exercício faz à saúde. (ANSA)

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