Confira as 15 cidades mais românticas da Itália

Praia, montanha... país é repleto de opções para apaixonados

Veneza (foto: Ansa)
21:08, 17 FevSÃO PAULO ZGT

(ANSA) - A Itália é um país repleto de encantos para quem está apaixonado e deseja fazer aquela viagem dos sonhos a dois. Seja em alguma praia paradisíaca, em algum castelo em meio a um vale romântico, em canto especial em uma das agitadas áreas urbanas, o país da bota terá um destino ideal para cada casal apaixonado.

Confira a lista das cidades mais românticas da Itália

1. Veneza

Considerada por muitos a cidade mais romântica do mundo, Veneza é repleta de cenários inspiradores para os apaixonados. Desde o tradicional passeio com as gôndolas pelos canais ou uma visita à piazza San Marco, há ainda uma ilha menos conhecida, mas não menos aconchegante: a San Giorgio Maggiore.

Com um mosteiro homônimo, o local conta com um labirinto de arbustos com um dos panoramas mais belos da cidade.

2. Verona

A histórica cidade de Romeu e Julieta é procurada por casais do mundo inteiro. Com mais de dois milênios de idade, é repleta de palácios, pontes e ruas encantadoras. Um dos pontos mais visitados é a "Casa di Giuletta", onde William Shakespeare escreveu as juras de amor da jovem para Romeu Montecchio. Outra boa opção de visita é o Museu de Amor.

3. Roma

A capital italiana tem, além dos tradicionais pontos turísticos, alguns "cantos" especiais para os apaixonados. Um deles é o Parque Savello sull'Aventino, que é conhecido como "Giardino delle Aranci". Além da beleza natural, de lá é possível ver a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, através de uma fechadura da porta do Priorado.

Outros pontos que valem a visita é Gianicolo, com uma vista de Roma, e claro, a Fontana de Trevi.

4. Florença

Uma das cidades com maior patrimônio artístico da Itália, Florença tem ainda passeios para os apaixonados - como a tradicional passagem pelo Ponte Vecchio ou uma caminhada pela Piazza del Duomo.

Um dos caminhos mais românticos, no entanto, está na via dell'Erta Canina, uma antiga estrada só acessível para pedestres e com pouca movimentação. O caminho é repleto de campos, muros naturais e casinhas bem antigas.

5. Bagno Vignoni

Também localizada na Toscana, assim como Florença, a pequenina comuna fica no Val D'Orcia e é conhecida por seus banhos termais gratuitos. Construída na época medieval, ela aparenta ser um cidade construída para um filme. Ideal para passar um dia romântico.

6. Tropea

Repleta de palácios e igrejas históricas, a comuna de Tropea, na Calábria, tem praias de águas cristalinas e muito romantismo.

Um dos passeios mais românticos é acompanhar o pôr do sol em uma das pontes ou dos terraços à beira mar e depois seguir para uma refeição à luz de velas em um dos inúmeros restaurantes da cidade.

7. Otranto

A cidade de Otranto, na Púglia, também é indicada para quem busca romantismo à beira do mar. Entre os principais pontos turísticos para apaixonados nesse oásis da natureza, está uma visita aos lagos Alimini.

O local é indicado tanto para casais que buscam agito e vida noturna mais agitada como para quem quer sossego a dois.

8. Lago di Como

Não só por ser conhecido pelo local onde "George Clooney tem uma casa", o Lago di Como, na Lombardia, tem tanto passeios para casais aventureiros - como uma visita ao Pian di Spagna - como para quem quer conhecer a história, em Balbinello ou Bonaventura.

Há ainda diversas opções para passeios românticos pela água com barcos a serem reservados.

9. Matera

Esculpida na pedra, a cidade de Matera parece ter parado no tempo. Lá, história, cultura e natureza se unem para levar aos apaixonados diversos cenários enigmáticos e encantadores.

Ótima para caminhar de mãos dadas, Matera pede passeios a pé e encanta tanto por seu centro histórico como pela área externa, onde é possível encontrar igrejas rupestres e pequenos museus.

10. Riomaggiore

A cidade de Riomaggiore, que pertence à famosa área de Cinque Terre - que inclui ainda as comunas de Monterosso al Mare, Vernazza, Bonassola e Levanto - é o local da via dell'Amore, roteiro procurado por casais do mundo todo. Com panorama de tirar o fôlego, a rota é feita a pé e oferece um cenário paradisíaco.

11. Alberobello:

No coração do Valle d'Itria, Alberobello é única pela forma de suas casinhas. A "Terra dei Trulli", as construções em forma de cone todas pintadas de branco, o lugar encanta e é um dos Patrimônios da Humanidade da Unesco desde 1996.

As construções são datadas do século 15 e é ideal para quem busca um lugar simples, mas encantador.

12. Sauris

A pequeniníssima comuna de Sauris, na província de Udine, tem apenas 414 habitantes e é indicada para quem ama estar entre montanhas. Fundada por soldados alemães, é repleta de vistas panorâmicas únicas e tem um estilo de vida que parece ter parado no tempo.

13. Aci Trezza

Para os casais amantes de praia, Aci Trezza, na Campânia, é ideal para passeios de barcos - que podem ser contratados no local - e é uma comunidade pesqueira bem desenvolvida.

Com muitos visitantes no fim de semana, a cidade é bem servida de restaurantes com especialidade em peixes e frutos do mar.

14. Taormina

Para quem gosta de história aliada a grandes panoramas, a cidade de Taormina, na Sicília, é ideal.

Fundada pelos gregos - e depois ocupada por diversas vezes - tem os restos de um teatro grego (datado de III a.C.) entre as principais atrações. É também Patrimônio da Unesco e é dali que muitas excursões saem com destino ao vulcão Etna.

15. Ravello

Um dos muitos destinos paradisíacos da Costa Amalfitana, a comuna de Ravello oferece tranquilidade para casais. Os jardins da cidade oferecem uma vista maravilhosa do mar Tirreno e são rodeados por casas antigas muito bem conservadas.

Outro ponto imperdível é a Villa Cimbrone, criada em 1905, e que também atrai quem gosta de fugir da badalação. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA