Presente nas passarelas de todo mundo, amarelo é cor de 2017

O Primrose Yellow é uma das cores da Pantone para este ano

Albana Ferretti (foto: ANSA)
20:21, 14 MarROMA Patrizia Vacalebri

(ANSA) - Seja um amarelo mimosa ou um vibrante amarelo limão, a cor do sol é a que deve se impor mais na próxima estação primavera/verão, tanto no hemisfério norte, no final deste mês, quanto no sul, no fim deste ano.

É o que indica a empresa Pantone, que aposta no tom Primrose Yellow como uma das cores de 2017. A cor é uma versão brilhante e um pouco mais clara do Spicy Mustard, o amarelo mostarda que já estava na moda no ano passado.

Seja o qual for o tom escolhido, o amarelo é perfeito para roupas maxi ou mini, para looks sofisticados, ricos em pregas e babados, como mostram as coleções de grifes como Chloé e Dries Van Noten. A cor também é ótima para valorizar os acessórios, como ensinam as casas de moda Fendi e Versace com suas bolsas incríveis.

O amarelo é uma cor enérgica, brilhante e cheia de esplendor, traz a luz do sul para as peças e por isso também costuma ser uma boa escolha para as estrelas nos tapetes vermelhos. Na premiação do Oscar deste ano, por exemplo, foi a vez de Leslie Mann, que usou um vestido amarelo açafrão, de Laura Dern com suas vestes amarelo páprica, e de Sarah Paulson, com um longo vestido amarelo e preto, iluminarem a cerimônia.

Essa combinação, aliás, junto ao amarelo e branco, é a mais sugerida para a próxima estação pela estilista Donatella Versace. Já Oscar de La Renta aposta em um amarelo ouro e amarelo limão e a Gucci, em um amarelo "florido".

Na escala cromática, a cor amarela ocupa a primeira posição após o branco e, junto com o vermelho e o azul, é uma das três cores primárias para os pintores e cientistas. Os tons são símbolos da luz do sol, de energia e também da sabedoria.

Em algumas cidades, os taxis e até ônibus escolares são amarelos porque a cor consegue ser reconhecida de longe. Além disso, a cor também pode advertir perigo, por isso é usada no semáforo para indicar atenção ao motorista e no hospital para indicar que a situação do paciente é grave, mas que ele não corre risco de vida.

Quem ama a cor amarela costuma ser uma pessoa extrovertida, viva, cordial, altamente imaginativa e despreocupada, favorável às mudanças e à busca do novo. Já quem detesta a cor tende a ser um indivíduo mais vitimista, que se sente pouco valorizado e que atribui sua negatividade aos outros. (ANSA)

Patrizia Vacalebri

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA