Moeda mais pesada do mundo é roubada de museu em Berlim

Feita de ouro, a peça comemorativa pesa 100 quilos

Moeda mais pesada do mundo é roubada de museu em Berlim
Moeda mais pesada do mundo é roubada de museu em Berlim (foto: EPA)
15:05, 28 MarBERLIM ZAR

(ANSA) - A moeda de ouro mais pesada do mundo, e uma das mais valiosas, foi roubada do Museu Bode, em Berlim, na madrugada desta segunda-feira, dia 27, e permanece desaparecida.

Chamada "Big Maple Leaf" ("Grande Folha de Bordo"), a moeda pesa nada menos que 100 quilos de ouro maciço, conta com 53 centímetros de diâmetro e apenas 3 cm de espessura.

Realizada em 2007 em edição comemorativa pela Royal Canadian Mint, a casa da moeda canadense, a peça conta com o rosto da rainha Elizabeth II em um dos lados e com três folhas da árvore símbolo do país do outro. No mundo, existem apenas 5 exemplares do modelo.

Pela sua alta pureza, 999,99/1000 de ouro, a moeda, que entrou no livro mundial dos recordes, o "Guinness Book", tem um valor nominal de 1 milhão de dólares canadenses, mas seu valor de mercado é estimado em cerca de 3,74 milhões de euros.

Segundo o porta-voz da polícia de Berlim, Winfrid Wenzel, os ladrões devem ter entrado no museu, onde está exposta a moeda desde dezembro de 2010, por volta das 3h30 do horário local por meio de uma escada.

Logo em seguida, eles entraram no museu, quebraram o vidro blindado que protegia a peça e fugiram antes da chegada dos oficiais. No momento, está se trabalhando com a possibilidade de que os ladrões tinham um cúmplice dentro do museu, que os teria ajudado a andar pelo espaço sem que o alarme disparasse e a quebrar o vidro a prova de balas.

Depois do roubo, o grupo deve ter saído do museu pela janela que quebraram, nos fundos do local e que é bem próxima a uma linha de bonde, que deve ter sido o transporte de fuga.

O Museu Bode, que conta com várias escultura e estátuas, mas que também é dono de uma extensa coleção de moedas, com cerca de 540 mil exemplares, está localizado na chamada "Ilha dos Museus", área no centro de Berlim e uma das zonas mais frequentadas pelos turistas. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA