Aos 85 anos, morre a soprano espanhola Montserrat Caballé

Cantora lírica era considerada um dos maiores nomes do séc 20

Aos 85 anos, morre a soprano espanhola Montserrat Caballé
Aos 85 anos, morre a soprano espanhola Montserrat Caballé (foto: EPA)
12:02, 06 OutMADRI ZBF

(ANSA) - Um dos maiores nomes da ópera do século 20, a soprano espanhola Montserrat Caballé, de 85 anos, morreu na madrugada deste sábado (6), em Barcelona.

Ela estava internada desde setembro devido a um problema ne vesícula, mas a causa da morte não foi divulgada. "Uma grande embaixadora do nosso país morreu", lamentou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, no Twitter. "Sua voz e ternura ficarão conosco para sempre", disse.

A cantora lírica já vinha sofrendo problemas de saúde nos últimos anos. Em outubro, Montserrat Caballé teve um acidente vascular cerebral durante uma apresentação na Rússia e caiu, inconsciente. Além da saúde, ela teve problemas com a Justiça a Espanha. Em 2015, foi condenada a seis meses de prisão por fraude fiscal.

A soprano iniciou sua carreira profissional em 1956 e fez mais de quatro mil apresentações pelo mundo. Ela ganhou um Grammy e o Príncipe das Astúrias das Artes em 1991.

Montserrat Caballé também ficou conhecida na música pop por um dueto de "Barcelona" com Freddie Mercury, líder do "Queen", em 1987. A canção, posteriormente, virou hino dos Jogos Olímpicos de 1992. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA