Ferrari apresenta seu primeiro carro híbrido

A SF90 Stradale também é o modelo mais veloz da marca

SF90 Stradale, o primeiro carro híbrido da Ferrari (foto: ANSA)
13:50, 30 MaiMARANELLO ZLR

(ANSA) - Terminou o mistério. Após muita espera, a Ferrari apresentou nesta quarta-feira (29), em Fiorano, na Itália, seu primeiro modelo híbrido, a SF90 Stradale, que é também o carro mais veloz na história da marca.

Com design futurista, o superesportivo tem 1.000 cavalos de potência e vai de 0 a 100 quilômetros por hora em dois segundos e meio, movido por um motor 3.9 V8 biturbo. Esse desempenho é alcançado graças aos 780 cavalos do propulsor térmico e pelos 220 fornecidos por três motores elétricos.

Um deles fica na parte posterior, entre o propulsor térmico e o câmbio de oito marchas, e os outros dois foram instalados no eixo dianteiro. A velocidade máxima é de 340 quilômetros por hora.

A SF90 Stradale também conta com tração integral, testada em uma pista de gelo na Suécia a -14ºC. Segundo a Ferrari, é possível conduzir o carro em modalidade totalmente elétrica, mas com autonomia de apenas 25 quilômetros, o que deixa o motor silencioso - algo inusitado para uma marca conhecida pelo ronco de seus propulsores.

"Não se ouvirá o motor, não queríamos fazer uma coisa artificial", disse Michael Leiters, chefe de tecnologia da montadora de Maranello. Ao dispensar o motor térmico, a velocidade máxima da SF90 Stradale cai para 135 quilômetros por hora. A marcha à ré funciona apenas com os motores elétricos.

"A SF90 é um marco na história da Ferrari", disse o CEO da empresa, Louis Camilleri, chamando o veículo de "revolucionário". "É nosso primeiro modelo híbrido de série, um concentrado absoluto de beleza e tecnologia, capaz de oferecer desempenho excepcional e prazer ao dirigir", declarou.

A marca pretende lançar 15 modelos de diversos segmentos entre 2019 e 2022, incluindo seu primeiro SUV. O objetivo é que, ao fim desse período, 60% dos produtos da montadora sejam híbridos. "Ficar parados esperando as coisas acontecerem não é uma opção levada em conta em Maranello. Uma das grandes lições de Enzo Ferrari é saber ler os tempos e antecipá-los", disse o CEO.

Apenas em 2019, de acordo com Camilleri, serão cinco lançamentos - a SF90 Stradale é o segundo. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA