Com brasileiro na disputa, começa Festival de Berlim

Filme "Todos os mortos" concorre ao Urso de Ouro

Com brasileiro na disputa, Festival de Berlim começa hoje
Com brasileiro na disputa, Festival de Berlim começa hoje (foto: EPA)
19:25, 20 FevSÃO PAULO ZBF

(ANSA) - A 70ª edição do Festival de Berlim, considerado um dos eventos de cinema mais importantes da Europa, começa nesta quinta-feira (20). Ao todo, 18 filmes concorrem ao Urso de Ouro, entre eles o brasileiro "Todos os mortos", de Marco Dutra e Caetano Gotardo.
   

O filme, que conta a história de uma mulher negra e suas duas filhas, é ambientado no Brasil pós-Proclamação da República e fim da escravidão. A atriz Mawusi Tulani é a protagonista e interpreta a personagem Iná.
   

Também concorrem ao prêmio principal "The Woman Who Ran", do sul-coreano Hong Sang-soo, "Siberia", de Abel Ferrara, e "First Cow", de Kelly Reichardt.
   

Fora da competição, outros 18 filmes brasileiros serão exibidos durante o Festival de Berlim, que ocorre até 1 de março. Entre eles, "Cidade Pássaro", de Matias Mariani, e o documentário "Nardjes", de Karim Aïnouz.
   

Os vencedores do festival serão anunciados em 29 de fevereiro pelo júri presidido pelo ator britânico Jeremy Irons e que conta com a participação do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, de "Bacurau". O Brasil já venceu duas vezes o Urso de Ouro: com "Central do Brasil", em 1998, e com "Tropa de Elite", em 2007.
   

Neste ano, o Festival de Berlim tem também uma nova direção. Dieter Kosslick deixou o posto após 18 anos e foi substituído pelo italiano Carlo Chatrian. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en