Rublo russo tem desvalorização histórica

Nem o aumento da taxa de juros conseguiu evitar recorde

Rússia registrou novo recorde negativo para o rublo
Rússia registrou novo recorde negativo para o rublo (foto: EPA)
13:28, 16 DezROMA ZGT

(ANSA) - O rublo, a moeda russa, bateu novo recorde e registrou a maior desvalorização desde 1998 nesta terça-feira (16). Com esse cenário, cada 1 rublo vale, atualmente, 100 euros ou US$ 80.

 

A reação negativa do mercado ocorreu menos de 24 horas após o Banco Central do país aumentar de 10,5% para 17% a taxa básica de juros. Ontem (15), o rublo também tinha batido o mesmo recorde negativo e já é considerada a pior moeda internacional de 2014.

 

Além da moeda, outro fator que derrubou a Bolsa russa foi mais um dia de queda no preço do barril de petróleo. Até o momento, ele está sendo negociado a US$ 54,4 o barril em Nova York, com uma diminuição de 2,7% sobre o valor vendido ontem. O índice não era atingido desde julho de 2009.

 

A economia russa está sentindo os fortes efeitos das sanções econômicas aplicadas pela União Europeia e pelos Estados Unidos pela anexação do território da Crimeia, que pertencia à Ucrânia, e pela guerra em Donetsk e Lugansk. O Ocidente acusa os russos de fornecerem equipamentos e treinamento para os rebeldes que querem se anexar ao território comandando pelo presidente Vladimir Putin. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA