Nações do Pacífico firmam maior acordo comercial da história

Documento foi assinado após 8 anos de negociações

TPP foi assinado pelos ministros de Comércio dos 12 países membros
TPP foi assinado pelos ministros de Comércio dos 12 países membros (foto: EPA)
12:34, 05 FevROMA ZGT

(ANSA) - Os ministros de Comércio de 12 países que ficam às margens do Oceano Pacífico assinaram nesta quinta-feira (04) na Nova Zelândia o documento que cria o Acordo de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês).

 

Agora, cada país precisará ratificar o documento de acordo com suas políticas internas para que ele ganhe força. A grande dúvida, neste ponto, é se os Estados Unidos manterão sua assinatura no meio da divisão política que atinge a nação, que está com eleições presidenciais marcadas para 8 de novembro.

 

Considerado o maior acordo comercial do mundo, com as economias correspondentes a 40% do Produto Interno Bruto mundial, a criação do bloco havia sido anunciada em outubro do ano passado após oito anos de negociações.

 

Além dos EUA, participam do pacto Nova Zelândia, Japão, Canadá, México, Austrália, Malásia, Cingapura, Peru, Chile, Vietnã e Brunei.

 

Obama comemora acordo

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, celebrou a assinatura do acordo, fortemente desejado pela Casa Branca.

 

Segundo o mandatário, o TPP "permite aos EUA - e não a outros países como a China - escrever as regras para o caminho do século 21, algo particularmente importante em uma região dinâmica como a Ásia-Pacífico". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA