Jerome Powell jura como novo presidente do FED

Líder do banco central elogiou 'força' do sistema financeiro

Jerome Powell jura como novo presidente do FED
Jerome Powell jura como novo presidente do FED (foto: EPA)
14:05, 05 FevNOVA YORK ZGT

(ANSA) - O novo presidente do Federal Reserve (FED), Jerome Powell, prestou o juramento para assumir o cargo nesta segunda-feira (5) e se disse "honrado" em ter essa oportunidade.

Durante sua rápida fala de posse, ele elogiou o sistema financeiro norte-americano, que classificou de "mais forte e resistente", e afirmou que o banco central dos EUA continuará "vigilante e pronto para agir".

"Hoje, o desemprego está baixo, a economia está crescendo e a inflação está baixa. Com as nossas decisões, apoiaremos o crescimento, a ocupação e os preços", ressaltou ainda.

Powell, de 64 anos, assume o lugar de Janet Yellen que, durante a última reunião do FED anunciou a manutenção das taxas de juros básicas norte-americanas, mas apontou para a elevação do índice ainda neste ano.

Ele já era membro do FED, sob indicação do ex-presidente Barack Obama, e seu nome para assumir a entidade foi apresentado, em novembro do ano passado, pelo atual mandatário, Donald Trump. A indicação de Powell foi aprovada em janeiro deste ano em votação no Senado por ampla maioria - 85 votos a favor e 12 contra. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA