Itália corre risco de entrar em recessão, diz banco central

País já teve desempenho negativo do PIB no terceiro trimestre

Itália saiu apenas recentemente de uma crise econômica
Itália saiu apenas recentemente de uma crise econômica (foto: ANSA)
14:51, 18 JanROMA ZLR

(ANSA) - A economia italiana corre o risco de voltar a entrar em recessão técnica, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Banco da Itália - o banco central do país europeu.

O Produto Interno Bruto (PIB) sofreu queda de 0,1% no terceiro trimestre de 2018 e, de acordo com o relatório, não há sinais de que a situação tenha melhorado nos três meses seguintes.

"Depois que o crescimento se interrompeu, no terceiro trimestre, os indicadores conjunturais disponíveis sugerem que a atividade pode ter diminuído ainda mais no quarto [trimestre]", diz o boletim do Banco da Itália.

Bastam dois trimestres consecutivos de queda no PIB para o país entrar em recessão técnica. Além disso, a instituição reduziu de 1% para 0,6% a projeção de crescimento da economia em 2019, número abaixo da expectativa do governo (1%), que torce por uma expansão mais robusta para conseguir financiar seus programas sociais sem elevar a dívida pública, a segunda maior da zona do euro.

Recentemente, o ministro do Trabalho e vice-premier da Itália, Luigi Di Maio, disse que o país poderia viver um novo "boom" econômico. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA