PIB do Brasil cai 0,2% no primeiro trimestre

Bolsonaro iniciou governo com economia em desaceleração

Governo Bolsonaro quer aprovar reforma da Previdência para acelerar economia
Governo Bolsonaro quer aprovar reforma da Previdência para acelerar economia (foto: ANSA)
09:30, 30 MaiSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - O Produto Interno Bruto do Brasil registrou queda de 0,2% no primeiro trimestre de 2019, confirmando o desempenho negativo da economia no início do governo de Jair Bolsonaro.

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que manteve o resultado dos últimos três meses de 2018, quando houve crescimento de 0,1%.

Havia a expectativa de uma revisão para baixo do dado do trimestre final do ano passado, o que colocaria o Brasil em recessão técnica (dois trimestres seguidos com queda no PIB).

O resultado de janeiro a março foi puxado pelas contrações nos investimentos (-1,7%), na indústria (-0,7%) e na agropecuária (-0,5%). Já o setor de serviços (+0,2%) e o consumo das famílias (+0,3%) e do governo (+0,4%) apresentaram alta.

O desempenho negativo do PIB deve fazer a equipe econômica do governo aumentar a pressão pela aprovação da reforma da Previdência, o que poderia levar a um aumento da confiança dos investidores. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA