Tratado UE-Mercosul obriga implantação do Acordo de Paris

Cláusula evita que signatários abandonem o pacto climático

Líderes de UE e Mercosul anunciam acordo de livre comércio
Líderes de UE e Mercosul anunciam acordo de livre comércio (foto: ANSA)
10:56, 04 JulBRUXELAS ZLR

(ANSA) - O texto do tratado de livre comércio entre União Europeia e Mercosul contém um artigo no qual os signatários se comprometem com a plena implantação do Acordo de Paris sobre o clima, assinado em 2015.

A informação foi passada à ANSA por fontes da Comissão Europeia, o poder Executivo da UE, e seria uma forma de garantir o respeito do Brasil ao pacto climático.

"Há um capítulo sobre desenvolvimento sustentável que é vinculante, permitindo que as partes possam iniciar uma disputa se alguém não cumprir o compromisso de aplicar o Acordo de Paris", disse uma fonte europeia.

Bolsonaro já criticou o pacto sobre clima em diversas ocasiões, mas, pressionado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, garantiu a permanência do Brasil no acordo, o que possibilitou a assinatura do tratado entre Mercosul e UE.

O Acordo de Paris obriga os Estados signatários a manterem o aumento da temperatura média do planeta "bem abaixo" de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais. Além disso, o Brasil prometeu reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em 43% e zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA

archivado en