PIB da Itália desacelera e cresce 0,2% em 2019

Economia do país havia tido expansão de 0,8% no ano anterior

Bandeira da Itália em Nápoles, sul do país
Bandeira da Itália em Nápoles, sul do país (foto: ANSA)
11:24, 31 JanROMA ZLR

(ANSA) - O Produto Interno Bruto da Itália (PIB) encerrou 2019 com crescimento de 0,2%, evidenciando uma clara desaceleração da economia após a expansão de 0,8% registrada em 2018.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat), mas ainda são preliminares. Os resultados definitivos serão apresentados no próximo dia 2 de março. O dado atual está levemente acima das projeções do governo, que esperava uma alta de 0,1% no PIB em 2019.

"Prevemos um fortalecimento do crescimento no primeiro trimestre de 2020 e estamos ainda mais determinados a implantar nosso programa de apoio aos investimentos", disse o ministro da Economia da Itália, Roberto Gualtieri.

Considerando apenas o quarto trimestre de 2019, o PIB teve contração de 0,3% em relação aos três meses anteriores e permaneceu inalterado na comparação anual. Essa foi a maior queda trimestral da economia italiana desde o primeiro quarto de 2013.

Segundo o Istat, esse resultado se deve à contração da indústria e da agricultura e a uma "substancial estagnação" no setor terciário. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA