UE projeta queda de quase 10% na economia da Itália em 2020

País deve ter o segundo pior desempenho dentro do bloco

Economia da Itália deve entrar em 'profunda recessão' em 2020
Economia da Itália deve entrar em 'profunda recessão' em 2020 (foto: ANSA)
08:07, 06 MaiBRUXELAS ZLR

(ANSA) - A economia da Itália deve ter uma contração de 9,5% em 2020, de acordo com previsões divulgadas nesta quarta-feira (6) pela Comissão Europeia.

Segundo o relatório, o país será empurrado para uma "profunda recessão" pela pandemia do novo coronavírus e pelas medidas de isolamento, mas terá uma "retomada técnica na segunda metade de 2020". A projeção para 2021 é de crescimento de 6,5%.

Ainda de acordo com o poder Executivo da União Europeia, a Itália terá neste ano o segundo pior desempenho entre os países do bloco, atrás apenas da Grécia, com projeção de queda de 9,7% na economia, e logo à frente da Espanha, cujo produto interno bruto (PIB) deve cair 9,4%.

 

"Entre os países maiores, a Itália foi atingida primeiro e com mais força. Com a remoção gradual das medidas de contenção, a economia começará a retomada na segunda metade de 2020, mas a recuperação italiana levará mais tempo que em outros países", disse o comissário de Economia da UE e ex-primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni.

A previsão oficial do governo é de queda de 8% no ano, e o primeiro trimestre já registrou contração de 4,7%. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA