F1 anuncia retorno do GP da Holanda após 35 anos

Última prova disputada no circuito de Zandvoort foi em 1985

F1 anuncia retorno do GP da Holanda após 35 anos (foto: EPA)
17:59, 14 MaiROMA ZRS

(ANSA) - A Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira (14) o retorno do Grande Prêmio da Holanda para a temporada de 2020. O circuito de Zandvoort voltará a receber a principal categoria do automobilismo mundial após 35 anos.

A primeira prova em Zandvoort foi realizada em 1952 e o último GP na cidade holandesa aconteceu no ano de 1985. A pista ainda passará por algumas reformas para atender os padrões estabelecidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

"Estamos particularmente satisfeitos em anunciar que a Fórmula 1 está voltando a correr na Holanda, na pista de Zandvoort. Desde o início do nosso mandato na Fórmula 1, dissemos que queríamos competir em novos locais, respeitando também as raízes históricas do esporte na Europa. Nos últimos anos, vimos um ressurgimento do interesse pela Fórmula 1 na Holanda, principalmente devido ao apoio entusiasta do talentoso Max Verstappen", disse o chefão da F1, Chase Carey.

Já o presidente da FIA, Jean Todt, afirmou que a pista possui "uma grande e impressionante história", além de ser um "grande desafio" para os pilotos da categoria.

Um dos destaques da atual temporada da F1, o finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, revelou que está "ansioso" para acelerar no circuito holandês. O piloto correu em Zandvoort quando estava na Fórmula 3.

"Cometer erros lá na seção de alta velocidade vai ser muito penalizante. Sentimos um pouco mais que estamos nos arriscando nesse tipo de pista, o que é uma ótima sensação para um piloto.

Então, estou ansioso para isso. Até as corridas de Fórmula 3 tinham muita gente, muitos espectadores, boa atmosfera. Muitas boas lembranças de lá. Vai ser legal", disse Bottas.

O vencedor do último GP disputado no circuito de Zandvoort foi o austríaco Niki Lauda, quando estava na McLaren. A pista possui 13 curvas e extensão de 4.307 metros. O piloto que mais vezes venceu no autódromo holandês foi o britânico Jim Clark, com quatro vitórias.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA