Hamilton vence GP da Rússia e encerra sequência da Ferrari

Bottas segurou Leclerc e garantiu dobradinha para a Mercedes

Lewis Hamilton celebra vitória no GP da Rússia
Lewis Hamilton celebra vitória no GP da Rússia (foto: EPA)
10:32, 29 SetSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo (29) o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1, em Sóchi, e interrompeu a sequência de três triunfos seguidos da Ferrari.

O finlandês Valtteri Bottas chegou em segundo lugar e garantiu a dobradinha para a Mercedes. Já o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, que havia largado na pole, terminou em terceiro. O outro piloto da escuderia italiana, Sebastian Vettel, abandonou por problemas no motor.

O alemão havia superado Hamilton na largada e pulado para a primeira posição em uma tática da Ferrari para garantir a dobradinha, mas Leclerc passou a reclamar no rádio da demora para os dois inverterem as posições.

A troca ocorreu apenas na volta 27, quando Vettel fez sua parada nos boxes, mas o alemão teve de abandonar logo em seguida. A quebra de Vettel acionou o carro de segurança virtual e reduziu o ritmo da corrida. Hamilton, que liderava, aproveitou para parar nos boxes e voltar à frente de Leclerc.

O monegasco ainda fez uma segunda parada para trocar pneus e ter mais condições de atacar a Mercedes, mas acabou perdendo a segunda posição para Bottas e não conseguiu mais reagir.

Os dois pilotos da Red Bull, Max Verstappen e Alexander Albon, ficaram em quarto e quinto, respectivamente, à frente de Carlos Sainz (McLaren), Sergio Pérez (Racing Point), Kevin Magnussen (Haas), Lando Norris (McLaren) e Nico Hulkenberg (Renault).

Essa foi a 82ª vitória de Hamilton na F1, o que deixa o britânico a apenas nove triunfos de igualar o recorde de Michael Schumacher, que tem 91. Faltando cinco corridas para o fim do campeonato, o britânico tem agora 322 pontos, 73 a mais que Bottas, segundo colocado. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA