Urso é usado para entregar bola de jogo na Rússia

O episódio motivou críticas de ONGs

Urso é usado para entregar bola de jogo na Rússia (foto: Reprodução/Facebook)
13:41, 17 AbrMOSCOU ZLR

(ANSA) - Uma partida de futebol da terceira divisão do Campeonato Russo chamou atenção do mundo no último final de semana. Um urso chamado "Tim" foi usado para entregar ao árbitro a bola do jogo, gerando polêmica nas redes sociais.

Usando focinheira e controlado por um adestrador, o animal entrou no gramado e ficou de frente para os torcedores. O urso começou a fazer movimentos com as patas, como se estivesse "batendo palmas". Tim recebeu a bola e a entregou ao juiz para que o jogo iniciasse.

Segundo o site de um dos clubes, o Angusht Nazran, o animal "participará da abertura da Copa do Mundo de 2018, em Moscou". Por sua vez, o Comitê Organizador do Mundial negou a informação, dizendo que o único "bicho" presente na abertura será o lobo Zabivaka, mascote do torneio.

As imagens geraram muitas críticas por parte de grupos de defesa dos direitos dos animais, que condenaram a utilização do urso para animar a torcida.

"Além de ser desumano e totalmente fora de propósito, usar um urso como servo cativo para entregar uma bola de futebol é absolutamente perigoso", disse a ativista da ONG Peta Elisa Allen, para a emissora britânica "BBC".

Em campo, a equipe da casa, o FK Mashuk (12º), perdeu por 3 a 0 para o Angusht Nazran (13º), na cidade de Pyatigorsk.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA