Distrito de 'Dragão' vence 1ª prova do Palio de Siena

A corrida voltará a acontecer no dia 16 de agosto

Andrea Mari, o "Brio", levou seu cavalo à vitória no Palio (foto: ANSA)
17:18, 02 JulSIENA ZLR

(ANSA) - Com o cavalo "Rocco Nice", montado pelo jóquei Andrea Mari, mais conhecido como "Brio", a contrada de Drago (Dragão) venceu nesta segunda-feira (2) a primeira corrida do tradicional Palio de Siena, uma das competições esportivas mais famosas da Itália.

Brio liderou de ponta a ponta e venceu a prova pela sexta vez na carreira - a última havia sido em julho de 2015. Já a contrada de Drago alcançou seu 38º triunfo e rompeu um jejum que durava quatro anos.

Com origens que remontam à Idade Média, a disputa acontece duas vezes por ano, sempre em 2 de julho e 16 de agosto, na bela Piazza del Campo, coração do centro histórico de Siena, na Toscana. Ambas as provas são dedicadas à Virgem Maria.

Entre os 17 cavalos que representam cada bairro (contrada) de Siena, 10 são escolhidos para dar três voltas na praça, passando ao redor de uma multidão ensandecida e debaixo de sacadas tomadas de gente.

O vencedor leva para seu distrito um estandarte criado especialmente para cada edição do Palio, além da glória de ter derrotado as "contrade" adversárias. A corrida também é alvo frequente de ONGs ambientalistas, que denunciam supostos maus-tratos aos animais. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA