Louvre põe camisa da França na Mona Lisa e irrita italianos

Museu provocou país rival ao celebrar bicampeonato mundial

Montagem divulgada pelo Museu do Louvre no Twitter
Montagem divulgada pelo Museu do Louvre no Twitter (foto: Reprodução/Louvre)
17:55, 16 JulROMA ZLR

(ANSA) - O Museu do Louvre, em Paris, irritou torcedores italianos ao divulgar no Twitter uma montagem da "Mona Lisa" vestindo a camisa da França, para celebrar a vitória do país sobre a Croácia na final da Copa do Mundo de 2018.

"Parabéns à equipe da França pela sua vitória", diz a publicação do museu mais famoso do mundo, acompanhada por uma imagem da obra-prima de Leonardo da Vinci. Os italianos, furiosos com o fato de o Louvre ter usado para celebrar um quadro feito por um artista do país da bota, reagiram.

Entre as respostas ao museu, há provocações por causa da vitória da Azzurra sobre a França na final da Copa de 2006 - os dois países cultivam uma das maiores rivalidades da Europa - e acusações sobre uma suposta tentativa de apropriação da cultura italiana. Alguns até pediram para a França devolver a "Mona Lisa".

O museu, sem se preocupar em ser diplomático, ainda colocou mais lenha na fogueira, ao dizer, em italiano, que foi o próprio Da Vinci quem vendeu o quadro para o rei Francisco I. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA