Totti vira verbete de enciclopédia na Itália

"Tottilatria" expressa a adoração religiosa pelo ex-craque

Totti se despediu dos gramados no fim da temporada 2016/17
Totti se despediu dos gramados no fim da temporada 2016/17 (foto: ANSA)
13:32, 03 NovROMA ZLR

(ANSA) - O maior ídolo da história da Roma, Francesco Totti, virou um verbete de "La Treccani", a mais famosa enciclopédia em língua italiana.

A publicação incluiu entre seus "neologismos da semana" a palavra "tottilatria", que representa a adoração quase religiosa pelo ex-camisa 10 do clube giallorosso.

"Existe apenas um capitão. Assim cantam os seguidores de Francesco Totti, enquanto avançam em passeata. Muitos encontram segurança apetando nas mãos o símbolo sagrado no qual se reconhecem: a colher. O sufixo '-latria' deriva do grego 'latréia' (servidão, culto) e é frequentemente usado como segundo elemento de palavras compostas para indicar adoração religiosa", justificou a enciclopédia.

O texto faz referência ao histórico pênalti de cavadinha - que em italiano é chamada de "cucchiaio" (colher) - cobrado por Totti contra Van der Sar na Eurocopa de 2000, que garantiu a Itália na final, quando perderia para a França na prorrogação.

O ex-craque defendeu a Roma por mais de 24 anos e liderou o time na conquista de seu último "Scudetto", em 2001. Em todo esse período, disputou mais de 780 partidas e marcou 307 gols, além de ter sido campeão mundial com a Azzurra em 2006. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA