Palermo cai para Série C por irregularidades financeiras

Clube lutava pelo acesso à elite do futebol italiano

Palermo cai para Série C por irregularidades financeiras
Palermo cai para Série C por irregularidades financeiras (foto: Divulgação/Palermo )
15:07, 14 MaiROMA ZRS

(ANSA) - Lutando para conseguir retornar à elite do futebol italiano, o Palermo foi punido nesta segunda-feira (13), pela Federação Italiana de Futebol (Figc), com um rebaixamento à terceira divisão por uma série de irregularidades em suas atividades financeiras.

Um dos grandes favoritos na Série B, o clube rosanero encerrou a segunda divisão na terceira colocação, se classificando para os playoffs de acesso. No entanto, com a decisão da Figc, o Palermo foi para a última posição da liga e determinou o rebaixamento do tradicional time do sul da Itália.

De acordo com a Figc, o Palermo recebeu a punição "por uma série de irregularidades administrativas por parte de vários ex-diretores do clube". O time possui 15 dias para entrar com um recurso contra a decisão da entidade que rege o futebol italiano.

O novo presidente do Palermo, Alessandro Albanese, declarou que a sentença da Figc "é muito pesada" e disse "não entender" a punição. Segundo o dirigente, os advogados do clube estão preparando o apelo para reverter a situação.

O Palermo foi comprado recentemente pela empresa Albanese Arkus Network, colocando um ponto final na era do cartola Maurizio Zamparini dentro do clube italiano, que durou mais de 15 anos.

Fundado em 1900, o Palermo é um dos clubes mais tradicionais do sul do país da bota. O time já conquistou cinco vezes a Série B e foi finalista em três ocasiões da Copa da Itália. Além disso, o time rosanero conseguiu chegar a um quinto lugar na Série A das temporadas 2005/06, 2006/07 e 2009/10, quando tinha em seu elenco grandes jogadores como Edinson Cavani, Andrea Barzagli, Javier Pastore e Fabrizio Miccoli.

Mudanças na tabela

A decisão do tribunal da Figc também modificou a tabela da Série B. Com o Palermo segurando a lanterna do torneio, o Benevento assumiu a terceira colocação e está garantido nas semifinais do playoff de acesso. Já nas quartas de finais, o Hellas Verona irá encarar o Perugia, que com a punição do clube rosanero ganhou uma ótima oportunidade de subir para a primeira divisão.

Do outro lado da tabela, o Venezia escapou do playout e está garantido na próxima edição da Série B. A repescagem contra o rebaixamento será entre Salernitana e Foggia, que ganhou uma sobrevida na luta pela permanência. Já Padova e Carpi vão fazer companhia ao Palermo na Série C.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA