Conheça a Atalanta, o time sensação da Champions League

Time goleou Milan e sonha em ir mais longe na Liga dos Campeões

Conheça a Atalanta, o time sensação da Champions League (foto: ANSA)
14:04, 23 DezSÃO PAULO ZRS

(ANSA) - O ano de 2019 foi inesquecível para os torcedores da Atalanta. Do terceiro lugar na temporada passada do Campeonato Italiano até a histórica classificação para as oitavas de final da Champions League, o clube da cidade de Bérgamo vem vivendo um "conto de fadas".

Fundada em 1907, o grande momento da história da Atalanta havia sido o título da Copa da Itália da temporada 1962/63. Até 2016, ano que começou a boa fase, o time bergamasco passou pela Série C na década de 1980 e conquistou cinco canecos da Séries B no período.

Tudo começou a mudar na Atalanta em 2016, após a chegada de Gian Piero Gasperini. O treinador, que teve passagens relâmpago por Inter de Milão e Palermo, veio do Genoa para substituir Edoardo Reja, que conseguiu evitar um novo rebaixamento do time na temporada anterior.

O comandante de 61 anos encontrou em seu elenco peças como Rafael Tolói, Alejandro "Papu" Gómez, Franck Kessié, Andrea Conti, Andrea Petagna e Remo Freuler, que brilharam ao longo da temporada. Ele ainda trouxe atletas como o goleiro Pierluigi Gollini, o defensor Hans Hateboer e o meia Bryan Cristante.

Mesmo perdendo Mattia Caldara para a Juventus e Roberto Gagliardini para a Internazionale, a Atalanta conseguiu um excelente quarto lugar na temporada.

Nas duas edições seguinte da Série A, o time perdeu algumas peças importantes, como Kessié e Conti, mas trouxe jogadores que se encaixaram como uma luva no elenco, como Josip Illicic, Duvan Zapata, Musa Barrow e Mario Pasalic. Isso ajudou o time a manter o bom ritmo e continuar ocupando as primeiras posições.

Gasperini ainda levou a Atalanta até a final da Copa da Itália da temporada 2018/2019, mas perdeu a decisão para a Lazio. Na edição anterior do torneio, a Dea chegou entre os semifinalistas.

Com a confiança da diretoria, Gasperini tocou o trabalho e montou um time sólido, que vem colhendo seus melhores frutos na atual temporada. Após um histórico terceiro lugar na Série A, o clube teve a oportunidade de disputar pela primeira vez uma Liga dos Campeões e conseguiu avançar às oitavas.

Enquanto isso, a Atalanta mostrou sua força ao empatar com o Manchester City, golear a Udinese por 7 a 1 e aplicar um sonoro 5 a 0 em cima do tradicional Milan, a pior derrota do time rossonero nos últimos 21 anos.

O trabalho de Gasperini é histórico e ele vem se consolidando como um dos maiores ícones do clube, ao lado de atletas como Zapata, Gollini, Gómez, Ilicic e Tolói. Atualmente, os novatos Luis Muriel e Ruslan Malinovskiy também estão ganhando os corações dos atalantinos.

O ano de 2020 parece promissor, pois a Atalanta fechou 2019 na quinta colocação e pretende brigar pelo G6 da Série A. Já na Liga dos Campeões, a Dea terá pela frente o Valencia e sonha em continuar indo mais longe na principal competição de clubes do continente europeu.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA