Nadador italiano é baleado em Roma e ficará paraplégico

Manuel Bortuzzo, de 19 anos, era uma das promessas da Itália

Nadador italiano é baleado em Roma e ficará paraplégico (foto: ANSA)
18:27, 05 FevROMA ZRS

(ANSA) - O nadador Manuel Bortuzzo, de 19 anos, uma das grandes promessas da natação italiana, perdeu a mobilidade das pernas, após ter sido baleado na madrugada de domingo (3) em Roma, informou hoje (5) os médicos do hospital San Camillo Forlanini.

De acordo com as autoridades, Bortuzzo estava com a sua namorada e alguns amigos na porta de um bar na capital, já que eles não puderam entrar porque minutos antes houve uma confusão no local.

No entanto, quando estava voltando para casa, uma pessoa em uma moto passou atirando contra o nadador e uma das balas atingiu uma vértebra do atleta. Bortuzzo foi levado ao hospital San Camillo Forlanini, onde passou por uma cirurgia para conter a hemorragia causada pelo ferimento.

"Infelizmente isso quer dizer que, por enquanto, acreditamos que não será possível haver uma recuperação funcional do movimento das pernas. A possibilidade de recuperar a mobilidade das pernas com o conhecimento médico atual não é possível", disse o diretor do Departamento de Neurologia do hospital, Alberto Delitala.

O pai de Bortuzzo, Franco, afirmou que acredita "cegamente" na investigação da polícia local e lamentou o ocorrido.

"Ele treina 19 quilômetros por dia, é um garoto quieto e nunca se envolveu em nenhuma briga. Eu só quero meu filho em casa, estas são as horas mais pesadas e dramáticas, mas precisamos ser fortes", disse o pai do nadador.

As autoridades italianas desconfiam que os autores dos disparos sejam mafiosos, que confundiram Bortuzzo com outra pessoa, provavelmente que tenha participado da briga no bar.

A polícia já ouviu um dos participantes da confusão, que afirmou não ter tido envolvimento no tiroteio.

Natural da cidade de Trieste, no norte da Itália, Bortuzzo estava em Roma para treinar e tentar integrar a equipe de natação da seleção italiana. O nadador era tido como uma das grandes promessas do esporte no país.(ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA