Laudo pericial de acidente de Zanardi é entregue ao MP de Siena

Investigadores analisaram tanto a handbike como a pista

Alex Zanardi segue internado na UTI há mais de dois meses
Alex Zanardi segue internado na UTI há mais de dois meses (foto: Ansa)
16:53, 15 SetSIENA ZGT

(ANSA) - O Ministério Público de Siena, na Itália, recebeu nesta terça-feira (15) o laudo pericial do acidente sofrido pelo paratleta olímpico Alessandro Zanardi, no dia 19 de junho, enquanto ele participava de um evento de paraciclismo na cidade de Pienza.

O engenheiro Dario Vangi, encarregado pela Procuradoria para liderar a investigação ainda no mês de junho, foi o responsável pela entrega dos documentos.

Vangi, que é professor da Universidade de Florença, tem ampla experiência nesse tipo de análise, tendo sido o líder de uma outra investigação envolvendo atletas. Em 2010, o engenheiro liderou a parte técnica sobre o caso da morte do ciclista Franco Ballerini durante uma prova de rali.

No caso de Zanardi, o especialista analisou tanto possíveis problemas técnicos na handbike usada pelo campeão paralímpico como também a manta asfáltica do trecho em que o acidente ocorreu. Vange ainda sobrevoou a região, no dia 16 de julho, para checar toda a área da colisão entre Zanardi e um caminhão, que vinha na direção oposta da estrada provincial 146, que liga as cidades de Pienza e San Quirico del'Orcia.

Segundo o Conselho que realiza a perícia, não foram identificadas irregularidades no equipamento e nem na pista. 

A Procuradoria de Siena investiga o possível "crime de lesão gravíssima" e já ouviu diversas pessoas ligadas tanto ao evento como à segurança pública na área por onde a prova estava passando. O motorista do caminhão também foi ouvido.

A prova "Obiettivo Tricolore" era idealizada pelo próprio Zanardi e queria percorrer o país de norte a sul como forma de incentivar pessoas com deficiências a praticarem esportes como também treinar para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O ex-piloto de Fórmula 1 continua internado e as informações mais recentes sobre seu estado de saúde foram divulgadas no dia 19 de agosto. Naquele dia, o hospital San Raffaele, de Milão, informou que o paratleta apresentava "melhoras clínicas significativas".

Zanardi já passou por quatro cirurgias na cabeça e na face tanto no San Raffaele como no hospital Santa Maria alle Scotte, de Siena, para onde foi levado assim que sofreu o acidente. Cerca de um mês depois da colisão, no dia 21 de julho, ele chegou a ser transferido para uma clínica de reabilitação neurológica, mas a instabilidade do organismo do italiano fez com que ele fosse internado na UTI novamente. (ANSA).
   

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA