Zanardi perdeu controle de handbike a 50km/h, diz perito

Atleta italiano sofreu um grave acidente no dia 19 de junho

Atleta italiano sofreu um grave acidente no dia 19 de junho
Atleta italiano sofreu um grave acidente no dia 19 de junho (foto: Ansa)
17:03, 07 OutSIENA ZCC

(ANSA) - O campeão paralímpico e ex-piloto de Fórmula 1 italiano Alessandro Zanardi, internado há quase quatro meses devido a um grave acidente, andava a 50 km/h antes de perder o controle de sua handbike e se chocar contra um caminhão.

A informação foi revelada nesta quarta-feira (7) pelo engenheiro e consultor técnico Mattia Strangi, da Universidade de Bolonha, perito representante do caminhoneiro envolvido no acidente.

"Alex Zanardi com a sua handbike andava a 50 km/h antes do impacto com o caminhão que andava a 38 km/h", explicou o especialista.

De acordo com Strangi, pelos dados apurados, as duas velocidades, ambas dentro dos limites permitidos pela lei italiana, também foram constatadas e confirmadas na consultoria realizada em nome da procuradoria de Siena, pelo engenheiro Dario Vangi, professor da Universidade de Florença.

As duas análises foram feitas em meados de setembro e indicam uma "ausência de culpa no acidente". Para o engenheiro, os laudos periciais sugerem como Zanardi "perdeu o controle de sua handbike na curva e por este motivo teria capotado devido à sobreviragem e, em seguida, bateu na roda dianteira esquerda do caminhão".

Além disso, os resultados das mesmas avaliações revelam que o estado do pavimento da estrada e o funcionamento da handbike não teriam tido problemas.

Zanardi se acidentou no dia 19 de junho, durante um evento de paraciclismo na província de Siena, e está internado desde então. Seu quadro clínico apresentou "progressos significativos", mas ainda é considerado "complexo", segundo boletim médico. Ele tem passado por sessões de reabilitação cognitiva e motora. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA