(ANSA) - O campeão paralímpico e ex-piloto de Fórmula 1 italiano Alessandro Zanardi, internado há quase quatro meses devido a um grave acidente, andava a 50 km/h antes de perder o controle de sua handbike e se chocar contra um caminhão.
A informação foi revelada nesta quarta-feira (7) pelo engenheiro e consultor técnico Mattia Strangi, da Universidade de Bolonha, perito representante do caminhoneiro envolvido no acidente.
"Alex Zanardi com a sua handbike andava a 50 km/h antes do impacto com o caminhão que andava a 38 km/h", explicou o especialista.
De acordo com Strangi, pelos dados apurados, as duas velocidades, ambas dentro dos limites permitidos pela lei italiana, também foram constatadas e confirmadas na consultoria realizada em nome da procuradoria de Siena, pelo engenheiro Dario Vangi, professor da Universidade de Florença.
As duas análises foram feitas em meados de setembro e indicam uma "ausência de culpa no acidente". Para o engenheiro, os laudos periciais sugerem como Zanardi "perdeu o controle de sua handbike na curva e por este motivo teria capotado devido à sobreviragem e, em seguida, bateu na roda dianteira esquerda do caminhão".
Além disso, os resultados das mesmas avaliações revelam que o estado do pavimento da estrada e o funcionamento da handbike não teriam tido problemas.
Zanardi se acidentou no dia 19 de junho, durante um evento de paraciclismo na província de Siena, e está internado desde então. Seu quadro clínico apresentou "progressos significativos", mas ainda é considerado "complexo", segundo boletim médico. Ele tem passado por sessões de reabilitação cognitiva e motora. (ANSA)
Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA