Fotos Itália

Publicado el: 12:42, 01 Jun

Após 3 meses de vácuo, Itália tem novo governo

Após quase três meses de impasse, o jurista Giuseppe Conte, de 53 anos, tomou posse nesta sexta-feira (1) como o novo primeiro-ministro da Itália.

Conte já havia sido indicado pelos partidos Liga Norte e Movimento 5 Estrelas (M5S) como premier do país. No entanto, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, não aceitou a sugestão de Paolo Savona como ministro da Economia, já que ele defende a saída da Itália da União Europeia (UE).

O chefe de Estado italiano, então, indicou o economista Carlo Cottarelli, porém, os partidos não aceitaram, e após anunciarem que estavam próximos de montar outro gabinete, Cottarelli renunciou ao cargo e Conte voltou ontem (31) como premier encarregado de formar o governo italiano graças a um acordo entre o M5S e a Liga.

Nascido na cidade de Volturara Appulla, na província de Foggia, no sul da península, Conte é graduado pela universidade La Sapienza, em Roma. Ele é diretor de várias revistas especializadas em direito e membro do comitê-executivo da Agência Espacial Italiana.

Após 3 meses de vácuo, Itália tem novo governo  
© ANSA
Após 3 meses de vácuo, Itália tem novo governo ©