Fotos Itália

Publicado el: 08:48, 26 Nov

Morre cineasta italiano Bernardo Bertolucci

Vencedor do Oscar, o diretor de cinema italiano Bernardo Bertolucci morreu nesta segunda-feira (26), em Roma, aos 77 anos. O cineasta levou a estatueta de "Melhor Diretor" com o longa "O Último Imperador", de 1988, que trinfou em outras oito categorias naquele ano.

Poeta, documentarista e produtor, Bertolucci também assinou o "Último Tango em Paris", de 1972, com o qual foi recentemente alvo de críticas por ter declarado rodar uma cena de sexo não consentido no longa.

Originário de Parma, o cineasta estava doente há muitos anos.

Filho do poeta Attilio, Bertolucci cursou a Faculdade de Literatura Moderna da Universidade La Sapienza, de Roma, antes de abandonar as letras e se dedicar ao cinema. O seu primeiro filme de sucesso foi "O confirmista", de 1970, inspirado no romance homônimo de Alberto Moravia, que rendeu a sua primeira indicação ao Oscar.

O italiano abraçou o universo da sétima arte e hoje une mais de 30 produções em sua fimografia. Em 2007, ele venceu o "Leão de Ouro" pela carreira na 64ª Mostra de Veneza, e em 2011 foi honrado com a "Palma de Ouro" pelo conjunto da obra. 

Morre cineasta italiano Bernardo Bertolucci  
© ANSA/Ansa
Morre cineasta italiano Bernardo Bertolucci ©