Presidente da Câmara da Itália visita favela no Rio

Laura Boldrini ainda passará por Brasília e São Paulo

Laura Boldrini (direita) fica no Brasil até sábado (30) (foto: Divulgação)
11:36, 28 MaiSÃO PAULO ZLR

(ANSA) - A presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Laura Boldrini, visitou nesta quarta-feira (27) a favela de Vila Canoas, situada no bairro carioca de São Conrado.
    A política foi ao local a convite da ONG Para Ti, entidade criada por uma família originária de Turim e que desenvolve projetos sociais na comunidade. Também estavam presentes o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, e o cônsul-geral do país no Rio de Janeiro, Riccardo Battisti.
    "Uma experiência como a de vocês é a confirmação do fato de que, se todos tiverem o mínimo para viver dignamente, a sociedade viverá melhor. A educação que vocês dão aos jovens é o instrumento para uma vida mais digna", declarou Boldrini.
    A ONG foi fundada por Franco Urani, um ex-dirigente da Fiat que deixou Turim, no norte italiano, e se estabeleceu em 1977 no bairro de São Conrado, onde fica a favela. A entidade auxilia cerca de 100 crianças em idade escolar e agora é administrada pela filha de Urani, Lidia.
    "Abrir as portas e acolher significa valorizar o melhor de todos", disse a presidente ao final da visita, prometendo pedir à Fiat para apoiar a iniciativa. Durante a tarde, ela conheceu o projeto Cantinho da Natureza, que abriga pequenos de quatro a 12 anos no Morro dos Cabritos, também na capital fluminense.
    A sua passagem pelo Brasil é a terceira e última etapa de um tour de 10 dias pela América Latina, que incluiu também Argentina e Chile. No centro da viagem está a luta contra a desigualdade e a fome. Nesta quinta-feira (28), a italiana irá a Brasília, onde se encontrará com o seu homólogo brasileiro, Eduardo Cunha, e com a ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello.
    No dia seguinte, Boldrini sera recebida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua fundação, sediada em São Paulo, e se reunirá com membros da comunidade empresarial italiana na cidade. Sua viagem ao país termina no próximo sábado (30), com uma visita ao Museu do Imigrante da capital paulista. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA