Instalação de Árvore de Natal em Roma vai parar em tribunal

Planta já está 'morta', segundo os moradores da capital

Instalação de Árvore de Natal em Roma vai parar em tribunal (foto: ANSA)
21:00, 20 DezROMA ZGT

(ANSA) - A polêmica que envolve a Árvore de Natal da Piazza Venezia, em Roma, foi parar no Tribunal de Contas da capital italiana por conta de um possível "dano ao erário da cidade".

A ação foi protocolada pela Codacons, a principal associação de defesa dos direitos dos consumidores, e pede que a Justiça investigue o desperdício de dinheiro público na compra do "ornamento". A entidade ainda pede a remoção da árvore "claramente morta e que representa um vergonhoso espetáculo para cidadãos e turistas".

Batizada ironicamente de "Spelacchio", algo como "pelado" por conta de sua pouca ornamentação, a árvore virou ainda mais alvo de críticas após apresentar uma acelerado processo de decomposição; Normalmente, uma árvore do tipo chega a ficar um mês com vida após ser cortada, mas o ornamento na praça romana já perdeu grande parte de sua beleza.

Alguns jovens chegaram a depositar uma coroa de flores perante à planta como forma de "saudar a morte" dela.

A planta veio da região do Val di Fiemme, em Trento, e hoje também foi tema da sessão do Conselho da Província local.

Segundo o assessor Mauro Gilmozzi, houve o oferecimento de uma nova árvore após a morte acelerada da atual, "mas a resposta da administração de Virginia Raggi foi negativa por causa de divergências internas".

De acordo com os trentinos, o que pode ter provocado o problema pode ter sido a "grande variação términa" pelo qual a planta passou desde que saiu das montanhas para a capital italiana. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA