Cidade de Bolzano recusa candidatura olímpica para 2026

Proposta do Vêneto era ter Dolomitas na disputa para sediar Jogo

Giochi: team misto Coree taekwondo sar ospite a Casa Italia (foto: ANSA)
15:11, 14 MarBOLZANO ZCC

(ANSA) - A província de Bolzano, na região do Trentino-Alto Ádige recusou nesta terça-feira (13) a proposta do governador do Vêneto, Luca Zaia, para candidatar as Dolomitas, cadeia montanhosa situado no extremo setentrional da península, para sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.
   

"No estado atual, são impossíveis os Jogos terem impacto zero", comentou o presidente de Bolzano, Arno Kompatscher, que apelou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) "para rever os critérios para os Jogos Olímpicos, caso contrário, não haverá mais locais na Europa para hospedá-los".
   

De acordo com Kompatscher, se tornar sede de um evento tão grandioso como as Olimpíadas tem um impacto ambiental e econômico no que diz respeito à construção da vila olímpica e instalações esportivas.
   

"É claro que confirmamos nossa vontade de disponibilizar instalações e pistas de esqui existentes, como já fizemos, com a candidatura que depois foi rejeitada após referendo em Innsbruck", explicou.
   

Ontem (12), Zaia havia sugerido que a região se candidatasse à disputa. Com isso, os jogos seriam disputados tanto no Vêneto quanto na região de Trentino-Alto Ádige, que receberá uma série de campeonatos mundiais nos próximos anos e possui um amplo complexo de pistas de esqui.
   

A sede dos Jogos de 2026 será escolhida apenas no próximo ano pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA