M5S e Liga finalizam esboço de acordo para formar governo

Líderes dos partidos estão reunidos neste sábado (12) em Milão

M5S e Liga finalizam esboço de acordo para formar governo (foto: ANSA)
20:55, 12 MaiMILÃO ZCC

(ANSA) - O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S), Luigi Di Maio, e o secretário da Liga, Matteo Salvini, deram início neste sábado (12), em Milão, a mais uma reunião técnica para desenvolver um possível programa de governo para formar o Parlamento da Itália.
   

De acordo com fontes entrevistadas pela ANSA, o primeiro esboço do documento contendo as prioridades do programa já está finalizado sob o título: "Contrato para o Governo da Mudança". O relatório é estampado com os símbolos dos dois partidos e será revisado nas próximas horas.

"Desde ontem a reunião tem sido positiva. Demos passos significativos para criar um contrato de governo e encontramos ampla convergência sobre as questões importantes para os italianos", escreveu Di Maio em seu blog.
   

A lista do líder do partido antissistema, que tem pelo menos 19 pontos definidos, inclui a abolição da reforma previdenciária da Itália, a "desburocratização" do país, a redução dos custos da política e o combate à imigração clandestina, além da inclusão de uma alíquota única no imposto de renda e a renda da cidadania.
   

A terceira mesa de negociação conta com a presença dos representantes da Liga: Roberto Calderoli, Nicola Molteni, Armando Siri e Gian Marco Centinaio e Claudio Borghi; e do M5S: Danilo Toninelli, Alfonso Bonafede, Vincenzo Spadafora e Laura Castelli.
   

Os dois líderes continuam as negociações e ainda terão que resolver o impasse sobre quem assumirá o cargo de primeiro-ministro, que até o momento não foi debatido.
   

"Ainda não falamos sobre nomes. Hoje, falamos sobre o contrato de governo", ressaltou Di Maio. No entanto, o futuro acordo de governo entre M5S e Liga terá de ser aprovado pelos filiados do partido antissistema em sua plataforma online, a "Rosseau".
   

O anúncio foi realizado ontem (12) por Davide Casaleggio, responsável pela consultoria digital privada que está por trás de toda a estrutura do movimento. Segundo ele, a medida será determinante para o nascimento da coalizão entre ambos os líderes. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA