'Não há alternativa para Itália fora da UE', diz chanceler

Enzo Moavero Milanesi defendeu permanência do país no bloco

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Enzo Moavero Milanesi
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Enzo Moavero Milanesi (foto: EPA)
17:31, 10 JulROMA ZLR

(ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Enzo Moavero Milanesi, afirmou nesta terça-feira (10) que não há alternativa para o país fora da União Europeia.

A declaração, dada durante uma sabatina no Senado, é mais uma tentativa de apagar a imagem eurocética do novo governo italiano, formado pelo antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) e pela ultranacionalista Liga.

"Não consigo ver alternativas a uma ativa participação da Itália no processo de integração europeia. Vejo com maus olhos o isolacionismo e as tentativas de obstáculo", declarou o chanceler.

Segundo Moavero, o objetivo do governo é ser "portador de propostas, mesmo heterodoxas", para "melhorar o mecanismo europeu". "Sabemos bem o que deixaríamos [ao sair da UE], mas não se sabe tão bem o que encontraríamos, e o que está acontecendo no Reino Unido demonstra isso", disse.

Moavero é tido como "europeísta" e foi ministro de Assuntos Europeus nos governos de Mario Monti e Enrico Letta, ambos duramente criticados por M5S e Liga. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA