Palio de Siena terá edição pelo centenário do fim da 1ªGM

Corrida será realizada no próximo dia 20 de outubro

Palio de Siena terá edição pelo centenário do fim da 1ªGM (foto: ANSA)
20:06, 13 SetSIENA ZCC

(ANSA) - O Palio de Siena, um dos eventos mais festejados da Itália, terá neste ano uma edição extraordinária dedicada ao centenário do fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) no próximo dia 20 de outubro.

A medida foi decidida durante reunião na tarde desta quinta-feira (13), realizada pelo comitê para ordem e segurança pública, presidido pelo prefeito de Siena, Armando Gradone. No entanto, somente amanhã (14), o conselho comunal extraordinário fará a aprovação definitiva.
   

Nos últimos dias, 10 distritos votaram a favor da realização da edição especial, enquanto que os outros 7 foram contrários. Estes, poderão rever sua decisão antes do sorteio dos distritos em 10 de outubro.   

Com origens que remontam à Idade Média, a disputa é realizada duas vezes por ano, sempre em 2 de julho e 16 de agosto, na bela Piazza del Campo, coração do centro histórico de Siena, na Toscana. Ambas as provas são dedicadas à Virgem Maria.

Na competição, entre os 17 cavalos que representam cada bairro (contrada) de Siena, 10 são escolhidos para dar três voltas na praça, passando ao redor de uma multidão ensandecida e debaixo de sacadas repletas de pessoas.

O vencedor leva para seu distrito um estandarte criado especialmente para cada edição do Palio, além da glória de ter derrotado as "contrade" adversárias. A corrida também é alvo frequente de ONGs ambientalistas, que denunciam supostos maus-tratos aos animais. (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA