Vulcão Stromboli pode gerar tsunami na Itália, diz estudo

Montanha fica no arquipélago das Eólias, na Sicília

Erupção no vulcão Stromboli, em agosto de 2014
Erupção no vulcão Stromboli, em agosto de 2014 (foto: ANSA)
14:53, 13 FevPISA ZLR

(ANSA) - O vulcão Stromboli, situado na ilha italiana homônima, provocou três tsunamis na Idade Média e pode gerar fenômenos semelhantes no futuro, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Pisa.

De acordo com o estudo, publicado na revista Scientific Reports, as ondas gigantes aconteceram entre 1343 e 1456 e atingiram até a costa da Campânia. A pesquisa contou com a colaboração do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), das universidades de Modena-Reggio Emilia e Urbino, do Instituto de Estudos do Mediterrâneo Antigo e da Universidade de Nova York.

Os tsunamis da Idade Média foram provocados por erupções na face noroeste do vulcão, e o maior deles, em 1343, quase certamente devastou os portos de Nápoles e Amalfi, como testemunhado pelo poeta Francesco Petrarca (1304-1374).

O escritor estava em Nápoles como embaixador do papa Clemente VI e falou em uma carta sobre uma violenta tempestade que provocara "muitas vítimas" e afundara diversos navios.

Durante a pesquisa, foram escavadas três trincheiras na parte norte da ilha de Stromboli, com 80 metros de comprimento e dois de profundidade cada uma. Dessa forma, os estudiosos descobriram três camadas de areia contendo seixos da praia levados pelas ondas do tsunami.

Análises químicas e testes de carbono 14 permitiram estabelecer uma relação inequívoca entre esses estratos e achados arqueológicos que testemunham o rápido abandono da ilha em função dos tsunamis.

"Na primeira metade do século 14, Stromboli era habitada e tinha um importante papel para o tráfego naval dos cruzados provenientes das costas italianas, espanholas e gregas", disse Sara Levi, da Universidade de Modena-Reggio Emilia.

A ilha, situada no arquipélago das Eólias, na Sicília, ficou desabitada até o fim do século 17, quando começou seu repovoamento moderno. "O estudo revela pela primeira vez a capacidade do vulcão de produzir eventos de dimensões superiores àqueles conhecidos até hoje", disse.

Segundo Antonella Bertagnini, do INGV, o Stromboli pode produzir hoje "tsunamis de escalas claramente superiores e capazes de atingir áreas costeiras muito distantes". O vulcão é um dos mais ativos do mundo e fica em uma ilha com cerca de 400 habitantes. (ANSA)