Carro anti-migrantes é criticado no Carnaval da Itália

Veículo exibia frases irônicas e até crianças com rosto pintado

Carro anti-migrantes desfila em Formello, na Itália
Carro anti-migrantes desfila em Formello, na Itália (foto: Reprodução)
15:41, 04 MarROMA ZLR

(ANSA) - Um carro com críticas a migrantes desfilou no último domingo (3) em uma parada de Carnaval em Formello, cidade de 13 mil habitantes situada nos arredores de Roma, e se tornou alvo de críticas e acusações de racismo na Itália.

O veículo, um utilitário esportivo, exibia bandeiras italianas e cartazes com frases como "queremos wifi" e "não pago aluguel", em referência a supostas exigências feitas por migrantes.

Além disso, puxava um bote inflável com crianças, algumas delas com rosto pintado. "Usar uma festa popular, de alegria, diversão pura, para ofender quem chega na Itália depois de ter feito sacrifícios incríveis é uma verdadeira instigação ao racismo", disse o secretário do Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, na região do Lazio, Bruno Astorre.

"Temos o dever de parar tudo isso", reforçou Marta Bonafoni, aliada próxima do novo líder do PD e governador local, Nicola Zingaretti. O prefeito de Formello, Santi Gian Filippo, por sua vez, afirmou que o carro estava apenas fazendo uma "tentativa de sátira política mal interpretada".

"É errado interpretar como racismo, nossa cidade não é assim", acrescentou Filippo, que é a favor de "portos abertos", mas contra a "imigração clandestina". (ANSA)

Todos los Derechos Reservados. © Copyright ANSA